Objetivo do Blogger!!

 


Olá, meu nome é Rafael Felipe Ueda e curso Ciências da Computação na Unifil.

O objetivo deste blog é atualizar sobre minhas atividades de extensão curricular na Universidade, postando relatórios e atividades que estarão sendo realizados durante o curso Pensamento Computacional, que tem como visão ampliar a visão dos jovens sobre o uso da tecnologia, despertar talentos e iniciar a formação de profissionais qualificados para o mercado de TI.
O curso oferece aulas de Programação de Computadores, Robótica e Desenvolvimento de Websites, promovendo a melhoria do raciocínio lógico e, consequentemente, no desempenho na escola, além de prepará-lo para ingresso no mercado de trabalho. Seu público-alvo são alunos dos anos finais do ensino médio (2°, 3° e 4° ano Integrado do Ensino Médio).
Os relatos que são feitos, tem como objetivo fazer parte de uma atividade de aplicação vinculada ao curso de Ciências da Computação nas disciplinas práticas de extensão que participo e minha finalidade é apresentar um relatório de todas as aulas observadas e auxiliar o professor durante a aula, ajudando os alunos que possuem dúvidas, entre outros.
Atualmente temos 7 turmas (A - G), uma aula por semana das terças as quintas-feiras. Todas as turmas finalizarão o curso no final do mês de novembro, as aulas são realizadas no Campus Sede Unifil (Av. Juscelino Kubitschek, 1626 - CEP 86020-000 - Londrina - PR | 43 3375-7474 | www.unifil.br). No total de mais ou menos 60 vagas por turmas, e todas as turmas estando lotadas, são mais ou menos 480 alunos que participam do Pensamento Computacional.
Para fundamento de desenvolvimento da atividade, foi realizado um planejamento bem organizado, claro e objetivo, estabelecendo os procedimentos da ação docente (introdução, desenvolvimento e fechamento) na aula. Preveem recursos didáticos, atividades para os alunos e formas de avaliação. O Pensamento Computacional é uma metodologia utilizada para ajudar a resolver problemas e a criar estratégias por meio de bases computacionais. Tem como referência a forma que as máquinas atuam na resolução de problemas complexos.